sexta-feira, 13 de maio de 2011

Participe e promova!




O Espaço Saúde (UFMG), no intuito de ajudar mais um pouco na divulgação do 18 de Maio, acaba de produzir um pequeno vídeo com imagens dos desfiles e com a música do Juliano: "Sou o Rei da Loucura". Confira!

Atividades preparatórias para o 18 de maio

Nos últimos dias o FOFO-MG participou de várias atividades com o intuito de discutir a formação em saúde mental e também convidar os alunos a refletirem sobre a importância da data, quando se comemora a luta antimanicomial nacionalmente.


Assim, no dia 02 de maio, na PUC - Coração Eucarístico, houve uma roda de conversa com os alunos de psicologia do sétimo período, na inauguração do evento denominado "Saúde Mental em Destaque". Estiveram presentes Anna Laura (T.O. - Espaço Saúde), Áquila (estudante de psicologia da UFMG/Espaço Saúde) e Tulíola (psicóloga, recém-mestre em psicologia pela UFMG), com participação da Professora Fabiana Campos.

Em 11 de maio, na PUC - São Gabriel, houve a roda de conversa intitulada "A formação em Saúde Mental: perspectivas das práticas substitutivas a partir do FOFO". Na parte da manhã compuseram a mesa Flávio Durães (professor), Inês Julião (psiquiatra e diretora da ONG Laço) e Carmelita Alves (usuária da rede de saúde mental de BH). Depois, na segunda mesa, à noite, participaram Celso Renato (psicólogo e professor), Renato Diniz (psiquiatra preceptor da residência no Instituto Raul Soares) e Ana Maria (usuária da rede de saúde mental de BH e membro da Asussam).

Já na UFMG, várias atividades preparatórias ocorreram, em outros formatos. Citamos aqui as atividades na UFMG relativas ao 18 de maio:

·    02 a 20/05/11: Exposição de fantasias da Escola de Samba Liberdade Ainda que TamTam, poesias dos usuários e fotos do 18 de Maio no ICB - Instituto de Ciências Biológicas.

·    09 e 17/05/11: Confecção de fantasias para o 18 de Maio, às 17:30 no CAFITO - Centro Acadêmico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, EEFFTO.

·    10/05/11: Feira de artesanato da Suricato (Associação de Trabalho e Produção Solidária) e Centros de Convivência, 9 às 17h na Praça de Serviços do Campus Pampulha.
  • 12/05/11: Mostra Loucura Encena, 9 às 20h, auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. Promoção: L@gir - Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais do Departamento de Psicologia.

O FOFO-MG apoia esses tipos de atividades e espera poder promover encontros futuros, em parcerias, voltados para a temática da preparação - não só acadêmica - dos atores envolvidos na Saúde Mental.

Carta de apresentação do FOFO-MG

O Fórum de Formação em Saúde Mental de Minas Gerais (FOFO-MG) é um movimento constituído por professores e alunos de diversas instituições formadoras mineiras, além de trabalhadores e usuários de Saúde Mental.
A criação do Fórum deu-se a partir de um profundo interesse e empenho em debater e modificar a situação atual da formação na área da Saúde Mental.
Comprometidos com os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira, incluímo-nos entre os movimentos sociais que lutam por sua efetiva implementação, assegurando assistência digna e garantia dos direitos de cidadania dos portadores de sofrimento mental. Dessa perspectiva, entendemos que a formação em Saúde Mental nas universidades e demais instituições formadoras do Estado encontra-se ainda em acentuado descompasso com o movimento da Reforma,  concedendo pouca atenção, de maneira geral, à divulgação e produção de conhecimentos relativos às novas práticas clínicas e políticas desenvolvidas pelas  redes de serviços substitutivas ao hospital psiquiátrico.
Tal descompasso é tanto mais problemático se considerarmos que a política oficial de Minas e do Brasil  têm como  diretrizes aquelas  preconizadas pelas leis federal  10216/2001 e estadual 11802/1995;   e  pelas Conferências Nacionais e Estaduais de Saúde Mental, o que aponta para um distanciamento entre as políticas públicas brasileiras e seu ensino efetivo nas universidades.
O Fórum de Formação em Saúde Mental de Minas Gerais tem promovido diversas  atividades  no sentido de debater esse problema. Dentre elas, citamos a Primeira Plenária de Docentes e Discentes, ocorrida em abril de 2010, que encaminhou propostas relativas ao tema da formação às Conferências de Saúde;  e o Seminário Saúde Mental: Marcos Conceituais e Campos de Prática, realizado em novembro do mesmo ano, prosseguindo e fazendo avançar a discussão.
Para o ano de 2011, programamos diversas atividades - rodas de conversa, jornadas, etc - nas diferentes instituições formadoras representadas no Fórum, que possam colocar em pauta tais questões  na própria comunidade universitária, envolvendo novos atores - entre professores e alunos - nessa premente discussão.
Desejamos afirmar aqui  nossa expectativa de uma construção conjunta de novas possibilidades de fazer avançar o  debate relativo à formação em Saúde Mental.